Segunda, 29 de Novembro de 2021 08:42
Cultura São Paulo

Governo de SP e Proac LAB apresentam festival criativo Velho Oeste

Destaque na programação para Fióti e a pesquisadora Ana Carla Fonseca, fundadora do Garimpo Soluções

24/11/2021 12h55
Por: Redação Fonte: Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

Com uma programação totalmente gratuita e online, o primeiro Festival Criativo – edição Velho Oeste, apresenta ao Brasil e ao mundo um pouco do melhor que o Interior do Estado de São Paulo tem a oferecer. Entre os dias 22 e 27 de novembro, sempre a partir das 19h, serão transmitidas entrevistas com mais de 20 mentes ‘fora da caixa’.

As produções audiovisuais vão estar disponíveis na plataforma: https://nonossoquintal.com.br/festivalcriativo/.

Com apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e aprovação do Proac LAB, a produtora Nosso Quintal percorreu mais de 400 quilômetros pelo Centro-Oeste Paulista gravando com fazedores de cultura, artistas, empreendedores e trabalhadores da indústria criativa.

Os assuntos envolvem modelos de negócio mais sustentáveis e plurais, inovação e ações que impactaram positivamente as pequenas e médias cidades. A programação de seis dias passa pelos mais diversos segmentos: agroecologia, cinema, teatro, produção cultural, cultura popular, esporte, produção de cerveja e economia criativa.

Idealizadores do projeto, os produtores Brunno Alexandre e Ian Gigliotti mostram que a potência de São Paulo vai além da Capital e apresentam o que acontece de autêntico no Interior, assim como as conexões com novas tendências para a criatividade, o cooperativismo, a economia da cultura e as apostas para o futuro.

Destaque na programação para Evandro Fióti e a pesquisadora Ana Carla Fonseca, fundadora do Garimpo Soluções e referência internacional em Economia Criativa, com atuação como consultora da ONU (Organização das Nações Unidas).

Outros grandes nomes são: Guilherme Xavier, Sérgio Piva, Índio, João Gustavo, Márcio Blanca, Caio Cesaro, Diogo Natale, Julia Borges, Willian Marques, Gustavo Redondo, Rede Trem Bão, Cassiano Tosta, Havana Martins, Bob 13, Bruno Magalhães, Leandro Faria e Fomenta Vale.

POSSIBILIDADES

“O Interior é um espaço cheio de possibilidades, repleto de sotaques, comidas típicas, diferentes paisagens e oportunidades para a criatividade. Um celeiro com múltiplas possibilidades, cheio de música, dança, cinema, design, arquitetura, moda, gastronomia e turismo”, descrevem os produtores Brunno e Ian.

“O que tem pra fazer aqui? A pergunta é diferente! O que não dá para fazer aqui?!”, afirma a dupla. “Temos montanhas, vales, rios, cavernas, lagos e lagoas. Produtores rurais, músicos, atrizes, artistas plásticos, cantoras, dançarinas e cineastas na linha de frente”.

Eles exaltam a existência de mão de obra criativa e qualificada pelas cidades do Estado e convidam aqueles que se identificam com a proposta a “ocupar a programação com a nossa trama. Contamos com televisões regionais, jornais e rádios locais”.

Para a dupla “dá para fazer sim. Temos competência de sobra. Vamos cantar nossa música, estrelar nossos filmes e mostrar para quem visita as belezas do nosso Interior”.  Para Ian e Brunno a proposta é construir pontes e criar condições para que os profissionais criativos possam trabalhar, gerar e distribuir renda.

“Os criadores têm sede de produzir para um público carente de programação. O mercado e a indústria criativa no interior são emergentes e estão em franco crescimento”, destacam. Para eles, “é preciso estimular, engajar e despertar o potencial ainda adormecido”.

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira – 22/11

  • Ana Carla Fonseca, Guilherme Xavier e Sérgio Piva

Terça-feira – 23/11

  • Fióti, Vertical Rapel e Márcio Blanca

Quarta-feira – 24/11

  • Caio Cesaro, Diogo Natale (Cervejaria Ficus) e Julia Borges

Quinta-feira – 25/11

  • Willian Marques (Tray), Gustavo Redondo (Cervejaria São Pedro) e Rede Trem Bão

Sexta-feira – 26/11

  • Cassiano Tosta, Bruno Magalhães (Rocha Escalada) e Havana Martins

Sábado – 27/11

  • Bob 13 – Batalha da Aldeia, Leandro Faria e Fomenta ValeInformações para a imprensa
    Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paul
    (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162